Vale a pena morar em casa de madeira?

Encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária não é uma tarefa fácil, mas com certeza é bastante recompensador poder curtir junto com a família o aconchego e conforto do novo lar. A boa notícia é que existem inúmeros tipos e modelos de casas disponíveis no mercado, podendo encontrar aquela que mais atende suas necessidades, preferências e orçamento. Uma opção que oferece diversas vantagens e conquista cada vez mais pessoas é a casa de madeira. No entanto, muitos ainda não conhecem de fato quais os benefícios promovidos por esse estilo e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar se vale a pena morar em casa de madeira.

 

Como a casa de madeira é construída?

 

Existem diversas formas possíveis para construir uma casa de madeira, podendo ser feita inteira com esse material ou em conjunto com alvenaria, em ambientes como banheiro e cozinha, exemplo. Mas, na maioria dos casos, a parte de madeira é pré-fabricada. Sendo assim, a estrutura e fechamentos são construídos fora da propriedade e chegam prontos no local para serem montados. Inclusive, essa facilidade é uma vantagem muito buscada por quem prefere morar em casa de madeira. É possível optar por um modelo padrão ou realizar algumas adaptações, se achar necessário.

 

A qualidade e durabilidade do imóvel irá depender da madeira utilizada e manutenção, sendo importante confirmar com o fornecedor a espécie, sua procedência e garantias. As mais comuns são as de lei, como Peroba, Grápia, Pinus e Imbuia, sendo fundamental que sejam madeiras de reflorestamento.

 

Quais as vantagens da casa de madeira?

 

Ainda que as casas do Brasil sejam, em sua maioria, de alvenaria, a casa de madeira é uma ótima alternativa, promovendo diversas vantagens para seus moradores:

 

Preço

 

Em alguns casos, a casa de madeira pode custar até 20% menos que uma casa de alvenaria, visto que não utiliza cimento, tijolos e tintas. Além disso, a manutenção também costuma ser mais barata e sem bagunça.

 

Sustentabilidade

 

Se a empresa contratada for responsável e utilizar madeira de qualidade e boa procedência, esse tipo de construção é muito sustentável, visto que durante a obra, há menos emissão de CO2.

 

Durabilidade

 

Quando bem cuidada, a casa de madeira pode durar muitos anos, inclusive séculos.

 

Agilidade na construção

 

O tempo de construção de uma casa de madeira pré-moldada é muito menor que uma casa de alvenaria, demorando entre 3 a 10 meses para ficar pronta, dependendo do tamanho do projeto.

 

Aconchego

 

A cor da madeira remete à natureza e campo, sendo ideal para quem gosta do estilo rústico e um ambiente mais caloroso e aconchegante.

 

Isolamento térmico e acústico

 

A madeira é um ótimo isolante térmico, sendo capaz de manter a temperatura no interior bastante agradável, tanto no inverno quanto no verão. Além disso, é possível reduzir ruídos externos e ter uma casa silenciosa, visto que a madeira também é isolante acústico.

Saúde

 

Por fim, essa é uma ótima opção para pessoas muito alérgicas ou com problemas respiratórios, pois ajuda na purificação do ar, umidade e retém menos pó.

 

Quais as desvantagens de uma casa de madeira?

 

Assim como tudo na vida, existem algumas desvantagens em ter uma casa de madeira. Entenda melhor abaixo:

 

Durabilidade

 

Se o material utilizado na construção não for de qualidade, é possível que rangidos e falhas estéticas estejam presentes. Por isso, é importante conferir a procedência da madeira e da empresa contratada.

 

Cuidados

 

Os cuidados de uma casa de madeira são diferentes de uma casa de alvenaria, sendo fundamental ficar atento com cupins, umidade e até mesmo desgaste. Contudo, é possível evitar esses problemas com a devida manutenção e tratamento.

 

Ruídos

 

Com o tempo, a madeira pode apresentar ruídos, causados pelas mudanças ao longo do tempo, principalmente de temperatura, fazendo com que tenha pequenos estalos.

 

Logística do terreno

 

Dependendo do tipo de terreno, será necessário nivelar o espaço antes de realizar a montagem da casa.

 

Mão de obra especializada

 

Para garantir a segurança dos moradores e imóvel, é essencial que a montagem e possíveis manutenções sejam realizadas por pessoas experientes e mão de obra especializada.

 

Vale a pena ter uma casa de madeira?

 

Portanto, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena morar em uma casa de madeira. Inclusive, os modelos pré-moldados são excelentes alternativas e promovem muitas vantagens, como bom custo-benefício, durabilidade, além de ser sustentável. Contudo, é muito importante que a madeira seja de qualidade, assim como realizar a manutenção, a fim de manter o imóvel conservado. Esse não é um processo difícil, sendo necessário apenas lixar e envernizar a parte externa a cada dois anos. Já na parte interna, o mesmo procedimento deve ser feito a cada cinco ou seis anos.

 

Portanto, esteja você procurando uma casa pronta ou pensando em construir, saiba que a imobiliária pode te ajudar na escolha ideal, sendo que uma casa de madeira será uma ótima opção.

 

Imobiliária Terra. Sua Imobiliária na Praia Brava Itajaí!