Financiamento para reforma de casa, vale a pena

Será que o financiamento para reforma de casa vale a pena? Uma linha de financiamento para reformas é uma opção válida para quem quer comprar um imóvel usado ou reformar a própria casa. Principalmente, se você não tem dinheiro para pagar as remodelações de moradias à vista. Pois, o financiamento permite concentrar sua dívida em um único lugar.

 

Nem sempre é possível comprar um imóvel novo. Contudo, o que muitas pessoas não sabem, é que existem linhas de crédito para reformas de imóveis usados. E, embora pensar em fazer um financiamento possa assustar algumas pessoas, em algumas situações, essa pode ser a melhor alternativa.

Leia também: O que é Direito previdenciário?

 

Acompanhe.

 

O que é o financiamento para reforma de casa?

 

Um financiamento para reformas é uma modalidade de crédito que permite que a pessoa física possa obter dinheiro para reformar a própria casa. O que pode ser um imóvel usado recém adquirido, ou a casa onde já mora.

 

No Brasil existem diferentes instituições financeiras que oferecem crédito imobiliário no Brasil. Mas, sem dúvida uma das mais conhecidas, e também mais conceituadas, é a Caixa Econômica Federal.

 

Afinal, a Caixa oferece uma linha exclusiva para reformas com excelentes condições de pagamento. Pois, permite financiar até 80% do valor total da reforma e oferece prazos de pagamento que variam de 10 a 35 anos.

 

Quando vale a pena fazer um financiamento para reforma de casa?

 

Adquirir uma linha de crédito com valor elevado requer uma boa análise prévia. Portanto, primeiro você deve considerar  a real necessidade desse dinheiro.

 

Por exemplo, se você não tem um orçamento suficiente para pagar toda a reforma à vista, o financiamento é uma boa escolha. Porque, adquirir todo o material de construção e pagar os serviços necessários à prazo, pode deixar você com muitas dívidas.

 

Depois, se você não conseguir pagar as dívidas, podem aumentar com os juros e virar uma bola de neve. Logo, pegar um financiamento e concentrar tudo em uma única prestação, em um único lugar, é uma boa escolha.

 

Você deve pensar também se precisa fazer a reforma agora, ou pode adiar para quando não precisar financiar. Algumas questões, como problemas estruturais, não podem esperar. Mas, se os problemas são pequenos ou apenas estéticos, talvez seja uma boa ideia aguardar.

 

O que é preciso para obter um financiamento desses?

 

A principal regra para o financiamento para reforma de casa é que o tomador seja o proprietário do imóvel. Além disso, muitas instituições não aceitam que a pessoa possua outro imóvel na região ou lugar onde mora, ou pretenda morar.

 

Já as demais regras variam conforme a instituição financeira escolhida. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, existem exigências quanto ao próprio projeto de reforma e ao acompanhamento da obra.

 

Além disso, todas as instituições vão analisar a sua situação financeira e também a sua reputação como pagador no mercado. Logo, ter um score negativo no Serasa, ou pagar suas parcelas de crediários atrasadas, pode dificultar conseguir um crédito para reformas.

 

Dicas finais

 

Na hora de obter um financiamento para reforma de casa o ideal é fazer simulações em diferentes instituições financeiras. Afinal, assim você pode verificar suas possibilidades de escolha e ver quais são as mais vantajosas.

 

No entanto, pessoas de menor renda podem obter mais vantagens com a minha de crédito para reforma da Caixa Econômica. Já que esse é o banco que oferece as melhores condições para pessoas que não podem pagar parcelas muito elevadas.

 

Gostou desse artigo? Ficou com dúvidas? Comente!