É fato que nossa rotina está cada vez mais corrida, com diversas tarefas e preocupações no dia a dia. Mas, além do trabalho e afazeres comuns, como praticar esportes e outros compromissos, também é necessário separar um tempo para realizar a limpeza da casa ou apartamento. Inclusive, para quem está procurando um imóvel com a imobiliária, uma dica importante é analisar os ambientes e materiais usados na construção, a fim de garantir que realmente são fáceis de higienizar e manter limpos.
Mas, voltando à limpeza em si, sabemos que não é todo mundo que tem facilidade nesse tipo de tarefa e acaba demorando muito mais tempo que o necessário. Então pensando nisso, preparamos o post de hoje com 6 dicas de como arrumar a casa de forma rápida. Vamos lá?
- Monte um cronograma
O primeiro passo para quem quer arrumar a casa rápido no dia a dia é ter um bom planejamento e organização. Afinal, é a partir disso que você poderá otimizar seu tempo e aproveitá-lo de maneira inteligente. Sendo assim, crie uma lista de tarefas e divida-as de acordo com suas preferências, como separar por dias com tarefas mais fáceis e outras mais difíceis. Outra maneira interessante é separar o cronograma por cômodos, ou seja, cada dia da semana focar na limpeza de uma parte da casa.
Dessa forma, você saberá quais tarefas deve fazer, garantindo um controle maior sobre seu tempo. Além disso, lembre-se que nem todas as tarefas precisam ser feitas todos os dias ou semanas. Portanto, você pode se planejar melhor para cada uma delas.
- Guarde a bagunça
Na hora de colocar a mão na massa, o primeiro passo é colocar todos os pertences espalhados pela casa em seus devidos lugares. Ou seja, guarde os sapatos espalhados, coloque as roupas para lavar, tire as louças da mesa, recolha os copos, etc. Dessa forma, você já consegue dar um ar mais limpo para a casa, além de facilitar na hora de cuidar das outras tarefas. Afinal, não vai precisar ficar parando a faxina para guardar certos itens, o que pode facilmente fazer com que você se distraia e acabe perdendo tempo.
- Comece pela parte de cima
Além de guardar as bagunças espalhadas pela casa, o ideal é que você comece a limpeza pela parte de cima. Ou seja, comece passando pano nos móveis, limpando o fogão, lavando a louça, limpando as janelas, etc. Além disso, recolha todo o lixo, lave as pias e vasos sanitários, lave as lixeiras, etc. Isso porque, se optar por começar limpando o chão, quando for limpar a parte de cima pode acabar derrubando sujeiras. Com isso, será necessário varrer ou passar pano novamente no chão e, portanto, aproveitando seu tempo de maneira pouco inteligente.
- Faça o mais difícil primeiro
Outra dica importante para quem quer limpar a casa de maneira mais rápida é começar pelas tarefas ou cômodos mais difíceis. Por exemplo, se pretende fazer uma faxina geral, comece pelas áreas mais complicadas, como banheiro e cozinha, por exemplo. Isso porque, se começar pelo mais fácil, no final não terá tanta energia para focar e limpar as áreas mais chatas.
Os locais mais difíceis costumam ser aqueles localizados nos extremos da casa, como área de serviço e varanda. Além disso, quando partir para os quartos, não se esqueça de trocar os lençóis e limpar todas as impurezas. Afinal, é seu local de descanso e merece uma atenção especial.
- Use bons equipamentos e produtos de limpeza
Os utensílios de limpeza e produtos utilizados durante a higienização da casa fazem toda a diferença na agilidade das tarefas. Sendo assim, não compre esses itens somente avaliando qual é mais barato, mas foque em sua qualidade e em quais serão as facilidades promovidas para seu dia a dia. É importante ter em mente que, ainda que sejam utensílios mais caros, podem te ajudar a economizar tempo, permitindo que você tenha maior produtividade no trabalho, por exemplo, além de elevar sua qualidade de vida. Com isso, consegue descansar mais e focar em fazer mais dinheiro. Portanto, certos itens devem ser vistos como verdadeiros investimentos.
- Faça pequenas tarefas todos os dias
Por fim, mas não menos importante, é indicado realizar algumas pequenas tarefas todos os dias, em vez de deixar acumular somente para um período da semana. Por exemplo, sempre que terminar uma refeição, lave a louça que utilizou. Além disso, arrume a cama todos os dias, guarde as coisas em seu devido lugar e passe uma vassoura pelos cômodos. Com essas pequenas tarefas, será muito mais fácil realizar a limpeza mais pesada, fazendo com que você economize ainda mais tempo.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de arrumar a casa com maior agilidade em seu dia a dia, conseguindo economizar tempo e, assim, realizar outras tarefas importantes, sejam elas relacionadas ao trabalho ou bem-estar.