Depois de finalmente encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações no imóvel, a fim de personalizá-lo de acordo com suas necessidades e preferências, o revestimento é uma das personalizações.
Nesse sentido, é fato que os quartos são os ambientes mais íntimos de uma propriedade e merecem total dedicação quando falamos em aconchego e conforto. Portanto, um elemento que impacta diretamente na vida dos moradores é o revestimento.
Contudo, existem diferentes tipos disponíveis no mercado, o que é excelente para conseguir encontrar um que se encaixe em suas preferências. Por outro lado, é justamente essa grande variedade que pode causar certa confusão na hora de escolher o seu.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas sobre como escolher o revestimento para quarto e quais são os mais indicados.
Como escolher o revestimento para quarto?
Antes de escolher o tipo de revestimento para o quarto, é importante tirar todas as medidas do ambiente, pois é por meio desses números que você irá realizar o cálculo de metros quadrados e, enfim, adquirir o material.
Além disso, se você está à procura de um revestimento para piso, deve pensar na funcionalidade no dia a dia. Por exemplo, se prioriza a facilidade na hora de limpar e ter um ambiente mais fresco nos dias quentes, o revestimento de piso frio será uma excelente pedida.
Por outro lado, se mora em uma região mais fria e quer um quarto aconchegante com toque natural, o revestimento de piso de madeira será o ideal.
Uma ótima dica para facilitar na hora de decorar, é optar por revestimentos em tons mais neutros no piso, pois assim pode ousar em outros detalhes, como objetos decorativos e no revestimento da parede.
Agora, se você está procurando um revestimento para parede, prefira colocá-lo na parede da cabeceira da cama ou na parte oposta a do armário. Com isso, você garante maior equilíbrio e o quarto se mantém harmonioso, com o destaque adequado.
Inclusive, é possível criar um contraste da parede com revestimento com as outras, como um modelo com pedras delicadas, madeira, porcelanato e até mesmo papel de parede.
Quais os melhores revestimentos para o quarto?
Os revestimentos são comuns em materiais frios, utilizados principalmente em áreas molhadas. Contudo, existem diversas opções que podem ser utilizadas nos ambientes internos. Confira abaixo quais são os tipos mais utilizados nos quartos:
Madeira
Com certeza a madeira é um dos materiais mais utilizados para revestir os quartos, seja como painel, meia parede, cabeceira ou nos acabamentos. Além de oferecer sensação de aconchego, o material aquece o espaço, podendo até mesmo receber uma camada de tinta para combinar com a decoração.
Papel de parede
O papel de parede pode ser encontrado nos mais diferentes estilos, cores, texturas e acabamentos, sendo uma ótima opção para quem quer economizar e evitar reformas maiores.
Ripa
Ainda que seja feita em madeira, a ripa merece um destaque especial quando falamos em revestimentos para quarto. Isso porque, ela oferece um visual bastante diferente quando comparado com o da madeira em placas. Inclusive, ela é muito utilizada em decorações contemporâneas, oferecendo aconchego e elegância aos ambientes.
Placa de concreto
Também conhecido como placa pré-moldada cimentícia, esse material é ideal para quem gosta de um estilo contemporâneo e industrial, sem deixar de lado a sofisticação. Inclusive, a placa de concreto pode ser incluída em uma ou em todas as paredes do cômodo sem fazer com que o ambiente fique pesado.
Cerâmica
A cerâmica é muito utilizada em áreas molhadas, mas é importante lembrar que ela também se encaixa perfeitamente em um dormitório. Os modelos mais utilizados aqui são os 3Ds e texturizados, que oferecem diferentes visuais e possuem uma grande variedade de cores.
Cimento queimado
O cimento queimado deixou de ser utilizado somente no piso e hoje também é muito bem-vindo nas paredes e até mesmo no teto. Inclusive, por ter se tornado tão popular, hoje em dia existem até mesmo tintas que imitam o efeito.
Tijolinho
Com certeza o tijolinho não poderia ficar de fora da nossa lista, promovendo um charme único ao cômodo. Ele pode ser usado tanto na versão crua, quanto pintado ou feito de gesso.
Porcelanato
Por fim, o porcelanato é um material extremamente versátil, com diversas opções disponíveis no mercado para você escolher o que mais se adequa em suas necessidades e gosto pessoal.
Para um quarto elegante, opte pelo porcelanato polido, enquanto o acetinado ou natural irá se encaixar perfeitamente em um ambiente mais descontraído.
Então, agora que você sabe o que considerar na hora de escolher o revestimento para quarto e quais são os mais utilizados nesse ambiente, já pode iniciar seu planejamento.
Lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados, como o designer de interiores ou arquiteto, pois assim irá garantir a escolha mais adequada para atender suas necessidades e gostos pessoais.
Confira nosso Blog para outras dicas como esta.